sábado, 17 de maio de 2008

Leão

O leão é um grande felino, actualmente habita a Europa, Ásia e África. O seu pêlo tem duas formas de se apresentar: amarelo-claro ou marrom-escuro, com as patas inferiores um pouco mais claras.
Estes animais destaca-se mais em savanas e selvas.

Alimentam-se à base de antílopes, búfalos, zebras, javalis e, se estiver em grupo, é capaz de abater um elefante. Também é natural a caça de hienas, estando estas em bandos ou, raramente, sozinhos.
O leão tem o cog-nome de "rei dos animais" por se encontrar no topo absoluto da cadeia alimentar terrestre e, por curiosidade, são os felinos mais sociáveis do mundo!

Coruja

As corujas são mamíferos da família dos Titonídeos e Estrigídeos. Estes animais são nocturnos e o seu voo é completamente silencioso devido à estrutura das pernas. Alimentam-se de pequenos mamíferos: roedores, insectos e aranhas. Engolem os pequenos animais por inteiro e depois vomitam os ossos.

Julga-se que estas aves apreciam azeite pois, à noite, estes animais voam até às igrejas que têm candeeiros com azeite. Na realidade, elas procuram os animais que são atraídos pela luz.


quarta-feira, 14 de maio de 2008

Tigre


O tigre é um mamífero da família dos felinos. Os tigres são predadores carnívoros. Um macho adulto pode pesar mais de 300kg. São caçadores nocturnos e existem nove espécies de tigres na Ásia, quatro delas estão extintas e uma espécie quase. As restantes estão em segurança da extinção.

Apesar dos tigres terem uma grande altura, conseguem caçar muito facilmente, aliás, quando caçam estão a poucas distâncias da sua presa. O seu alimento é, precisamente, carne.


No entanto, os tigres têm alguma dificuldade em trepar às árvores, mas consegue.

Kanguru


O Kanguru é um mamífero da família dos Macropodidae, as caracterísitcas mais conhecidas são as suas patas que são muito desenvolvidas e a presença de uma bolsa (o marsúpio), apenas nas fêmeas.

O seu habitat situa-se em florestas e planícies. A sua alimentação baseia-se em vegetais e frutos. Os Kangurus pesam cerca de 90kg a 500kg, medindo cerca de 80cm a 1,60m.

A gestação dura cerca de 30 a 40 e dão à luz apenas um filhote por cada gestação (gravidez). O kanguru vive nos desertos de África.

domingo, 11 de maio de 2008

Tubarão


Os tubarões são animais mamíferos que pertencem à família dos Shelachimorphia. Calcula-se que os tubarões existem à mais de quatrocentos e ciquenta milhões de anos, vivendo nos oceanos (de água fria).

São conhecidas mais de quatrocentas espécies em todo o planeta que medem cerca de dez a dezoito metros. No Brasil, existem mais de oitenta e oito espécies que indica que o Brasil tem águas frias.

A reprodução dos tubarões é feita por fecundação interna.

Okapi


O Okapi é uma das espécies mais recentes da família das Giraffidae. Este animal vive nas florestas húmidas do nordeste da República Democrática do Congo.

Os Okapis têm um corpo escuro, com riscas brancas bem visíveis nas patas, é muito parecido com as girafas apesar do seu pescoço ser muito mais fino. Possui uma língua muito longa (cerca de trinta centímetros), azul e flexível que usa para retirar folhas e rebentos das árvores. A língua do okapi é tão longa que ele é capaz de coçar-se com ela e limpar as suas orelhas.

Têm um comprimento de dois a dois metros e meio e uma altura de um metro e meio a dois metros. O seu peso varia entre os duzentos e os duzentos e cinquenta quilos.
Alimenta-se de folhas, rebentos, relva, samambaias, frutas e fungos.

Os Okapi são diurnos e solitários, juntando-se apenas para acasalar. As fêmeas dão à luz um filhote por cada gestação. As crias são amamentadas durante dez meses.
Os Okapi não são classificados como um animal em vias de extinção.

Cão


O cão é um mamífero Canídeo e talvez o mais antigo animal doméstico.
O cão é descendente do lobo, apesar de ter características muito diferentes.

Ao longo dos anos, o ser humano foi criando uma ligação com o cão.

O cão pode ser de baixo, médio ou grande porte e pode ter pêlo curto ou pêlo comprido. Existem mais de quatrocentas espécies de cães e todas elas diferentes umas das outras. É do lobo que os cães têm o instinto de caça.

Olfacto
O olfacto dos cães é trinta vezes mais apurado que o do ser humano. Conseguindo cheirar várias coisas, como por exemplo: drogas.

Audição
Os cães ouvem sons quatro vezes mais distantes do que o ser humano. Tendo uma audição tão boa, os cães conseguem ouvir sons que nós, os humanos, nem sequer sabemos que existem.

Visão
A visão dos cães é muito diferente do que a dos humanos. Normalmente, nós vemos a cor, mas os cães vêem a cinzento, mas, para eles não importa pois eles conseguem "ver" com os ouvidos porque os ouvidos conseguem captar os movimentos das outras pessoas ou dos próprios cães.

Chimpanzé


O chimpanzé é um animal mamífero da família dos Pongígdeos, com duas espécies conhecidas: o chimpanzés-comuns e os bonobos.

Estes animais podem-se encontrar nas selvas tropicais de África. Chegam a medir um metro e setenta centímetros de altura e a pesar setenta quilos.
Os chimpanzés alimentam-se de folhas, frutos, sementes e, ainda, pequenos animais (por exemplo: pássaros, formigas, cupins, vespas e algumas larvas e utilizam pedras para partir sementes.

Raposa


As raposas são mamíferos carnívoros da família dos Canídeos com montes de espécies por todo o mundo, de médio porte com os pêlos geralmente um tom avermelhados.
As raposas vermelhas vivem em grupos dentro de tocas protegidas pela vegetação, sendo construídas por eles próprios. Estas raposas têm um tamanho variado entre os noventa centímetros a um metro e trinta e oito, os machos pesam uma média de seis a dez quilos e as fêmeas de quatro a oito quilos, têm as orelhas pontudas e pretas atrás, focinho fino, cauda espessa, olhos triangulares e pequenos e patas ovais com garras não retrácteis.

A raposa vermelha habita na América do Norte, na Eurásia e em esparsas populações no Norte de África.

Leão-das-cavernas


O leão-das-cavernas é um animal extinto que pertencia à família dos leões que viveu na Europa à mais de três mil anos. Este animal foi o maior felino que já existiu e era, em 25%, maior que os leões e tigres modernos, com um comprimento de três metros e meio.

Este animal já habitou a Europa em planícies abertas. Presume-se que a espécie tinha migrado para o leste e para a América via Estreito de Bering e que seja o ancestral do leão africano. O leão-das-cavernas está desenhado em pinturas rupestres feitas pelos primeiros seres humanos. A partir desses desenhos presume-se ser muito semelhante aos leões.

Lobo - cinzento


O Lobo-cinzento é um mamífero selvagem da família dos Canídeos considerando-o o ancestral do cão doméstico. Este animal habita países na Europa, Ásia e América do Norte. A caça e a destruição do seu habitat levaram este animal a ser um dos animais em vias de extinção.

Os lobos têm os maxilares fortes com os dentes muito afiados. Os lobos adultos medem dois metros e pesam cerca de oitenta quilos e também têm uma visão muito boa e a audição muito aguçada e um olfacto apurado.
Os lobos caçam em grupo e alimentam-se de cervos, alces, carneiros, bisontes, pássaros, peixes e serpentes.

A loba tem cerca de seis crias por gestação que nascem cegas e indefesas. Os lobos solitários uivam para chamarem as lobas que mais tarde se tornaram a sua companheira, mas os lobos também uivam para comandar caçadas, para pedir ajuda, para marcar o território, chamar outros membros ou simplesmente porque estão com vontade.

Foca


As focas são animais mamíferos da família dos Phocidae, adaptadas à vida marinha. O corpo da foca é adaptado à água com os membros posteriores em forma de nadadeira. As focas não possuem orelhas o que as distingue dos leões marinhos. Todas essas características fazem da foca uma excelente nadadora porém não têm agilidade em terra firme sendo presas fáceis para os ursos polares e caçadores.

As focas medem um metro e setenta centímetros e pesam cerca de oitenta a cem quilos e o período de gestação é entre Fevereiro e Maio. Localizam-se no Pólo Norte. As suas orelhas são internas e não possuem muito pêlo no corpo.

As focas são capazes de fechar as narinas dentro de água enquanto procuram comida.

Elefante


Os elefantes são mamíferos da família dos Proboscídeos Elefantídeos, de grande porte, do qual existem três espécies em todo o mundo.
Os elefantes são animais herbívoros, alimentam-se de ervas, gramíneas (grão), frutas, folhas e árvores, mas adoram amendoins.

Devido ao seu porte este animal não tem grandes prededores. Eles vivem cerca de secenta anos e morrem quando os seus molares caem, impedindo-os de se alimentarem.

Actualmente, os elefantes são animais em vias de extinção porque vários caçadores os matam para poderem ficar com os molares do animal.

Tartaruga


As tartarugas são répteis da família dos Testudinata. Existem mais de 300 espécies de tartarugas e cágados que habitam os oceanos, os rios ou florestas tropicais. As tartarugas são um dos répteis maiores do mundo.

Estes possuem uma característica chamada de carapaça óssea que serve de protecção ao animal.
Estas tartarugas vivem até aos cento e setenta anos.

Minhoca


As minhocas são animais analídeos da família dos Oligochaeta. Vivem em quase todos os solos de todo o mundo, umas com um centímetro de comprimento e outras de um a dois metros de comprimento.Elas vivem enterradas (são animais subterrâneos) no solo em busca de abrigo e alimento (vegetais - o seu alimento preferido - ingerido com grandes quantidades de terra).

As minhocas têm o corpo cilíndrico, alongado com boca e ânus.
A pele destes animais é bastante áspera devido à quitina. As minhocas são ovíparas porque quando acasalam, poucos minutos depois enterram uma grande quantidade de ovos que dias depois se transformam em vermes.

Golfinho


Os golfinhos ou delphins são animais mamíferos cetáceos que pertencem à família Delphinidae. Estes animais são adaptados para viverem em ambientes aquáticos, existem trinta e sete espécies de golfinhos, uns de água doce e outros de água salgada. A espécie mais comum é a Delphinus Delphis.

Estes animais conseguem saltar até cinco metros fora de água, podem nadar a uma velocidade até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. A sua alimentação consiste em peixes e lulas. Os golfinhos adoram lulas, é o seu alimento preferido.
Estas criaturas podem viver entre os vinte e cinco e os trinta anos de idade e dão à luz a um filhote em cada gestação.

Os golfinhos são muito inteligentes e muitos cientistas já fizeram montes de experiências relativamente ao mesmo.

Suricata


O suricata ou suricato é um pequeno mamífero da família dos Herpestidae que habita o deserto de Kalahari. Estes animais têm cerca de meio metro de comprimento e cerca de 1kg de peso.
O seu pêlo pode ser acastanhado mas também amarelado.

Os suricatas alimentam-se de escaravelhos e aranhas, graças às suas patas afiadas que também lhes permite escavar a superfície do chão.
Outra característica do suricata é que consegue ter uma grande elevação nas patas traseiras, usando a cauda como terceiro apoio.

Estes animais são completamente diurnos e vivem em colónias de quarenta suricatas.

Em ambiente selvagem, os suricatas vivem até aos dez anos, mas no cativeiro vivem até aos quinze anos.

Urso Polar


O urso polar (também conhecido por urso-branco) é um mamífero da família dos Ursídeos. É natural encontrar um urso polar no Ártico. O urso polar é actualmente o maior carnívoro terrestre conhecido. Apesar dessa classificação, o urso é um animal omnívoro (come de tudo)

Eles vivem entre quinze a dezoito anos e acasalam entre os meses de Março e Junho, o período de gestação dura entre dozentos a dozentos e secenta e cinco dias. As crias que nascem não se separam da mãe até aos dois anos de idade.
As fêmeas podem gerar até quatro filhotes por gestação.


O urso polar é um animal em vias de extinção devido aos caçadores que os caçam precisamente para vender a sua pele, mas maior parte dos ursos encontram-se no Zoo (jardim zoológico).

Esquilo


O esquilo é um mamífero roedor da família Sciuridae. Os esquilos encontram-se em quase todo o mundo, a maioria nas zonas de clima temperado ou tropical, mas também podem habitar em terras de clima frio.
Possui presas fortíssimas, por isso roem sementes com muita facilidade, como por exemplo, bolotas. Os esquilos adoram bolotas, é o seu alimento preferido, mas também consomem frutos e insectos.

Os esquilos vivem nas copas das árvores, por isso chamam-se arborícola. Aí saltam de um ramo para o outro e os seus podem atingir os cinco metros de altura.

Eles constroem o seu ninho com ramos e galhos, para abrigarem as suas crias durante o frio (geralmente em ramos muito altos). Os esquilos podem ter de 3 a 10 filhotes por ninhada.